quinta-feira, 30 de junho de 2011

DENÚNCIA: CRIME DE RACISMO NA UFMA

Uma grave denúncia chegou até nosso blog: um suposto crime de racismo teria sido cometido por um professor do curso de Engenharia Química da UFMA contra um aluno de origem africana, de nome Nuhu Ayuba.

A denúncia foi feita pelos próprios colegas de turma de Nuhu, através de um abaixo-assinado enviado para as autoridades da instituição. Dentre as humilhações que configurariam o crime de racismo a que foi exposto o aluno Nuhu, constam no documento menção ao "clareamento de sua cor" e "incivilidade" dos africanos.

Este caso deve ser apurado e ter punição exemplar, caso confirmado, a fim de que fatos desta monta sejam extintos do seio da sociedade de uma vez por todas, principalmente da comunidade acadêmica, considerada o "baluarte do conhecimento".

Leia na íntegra a "carta-denúncia" enviada ao blog.

CARTA ABAIXO-ASSINADO

Nós, estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, matriculados na disciplina Cálculo Vetorial, informamos que o professor Cloves Saraiva vem sistematicamente agredindo nosso colega de turma Nuhu Ayuba humilhando-o na frente de todos os alunos da turma. 

Na entrega da primeira nota o professor não anunciou a nota de nenhum outro aluno, apenas a de Nuhu, bradando em voz alta que “tirou uma péssima nota”; por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria “voltar à África” e que deveria “clarear a sua cor”; em um outro trabalho de sala o professor não corrigiu se limitando a rasurar com a inscrição “está tudo errado” e ainda faz chacota com a pronúncia do nome do colega relacionando com o palavrão “no cu”; disse que o colega é péssimo aluno por que “somos de mundos diferentes” e que “aqui diferente da África somos civilizados” inclusive perguntando “com quantas onças já brigou na África?”. 

Nuhu não retruca nenhuma das agressões e está psicologicamente abalado, motivo pelo qual solicitamos que esta instituição tome as providências que a lei requer para o caso.

Favor divulgar em todas as redes pois o que está acontecendo aqui é comum em outras Instituições.

Cristina Miranda
Coordenadora do CEN/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário